NOTÍCIAS

SAE – Serviço de HIV no Conjunto Ceará Prejudicado

SAE- Nossa Senhora da Conceição com problema

01- 10 – 2019   07:03:26

Mais um SAE- Serviço de AIDS com Problema em Fortaleza.

Na última sexta feiras 27 de setembro Participaram de um curso para profissionais estagiários do Hospital Nossa senhora da conceição um grupo de 24 profissionais a RNP+Ceará foi convidada para uma palestra para os profissionais, na ocasião fomos informados que o SAE, estaria perdendo os dois únicos profissionais Enfermeiros do serviço. Eles trabalham no posto Maciel de brito são do PSF e fazem extensão de carga horaria no SAE.

 

O Enfermeiro João com bastante tempo no serviço trabalha ás terças e quintas pela manhã realizando testes rápidos e no tratamento das IST. Já a Enfermeira Ianete acompanhava o atendimento das pessoas com HIV nos dias segunda e quartas feira de 07 ás 13 horas. Os dois profissionais passam agora a fazer plantão noturno e nos finais de semana.

 

MOTIVO: de acordo com as informações que a RNP recebeu dos participantes do curso, e que pelo novo sistema de ponto não sendo mais possível “o Guardião” o novo sistema de alguma forma impede a permanência dos profissionais no serviço especializado SAE. Também soubemos que o problema já é do conhecimento da área técnica de DST/AIDS em que o coordenador Marcos Paiva tentou uma nova escala, forma de permanência no serviço os dois profissionais, O Não aceite veio mesmo por conta da Secretaria de saúde Dra. Joana Maciel.

Vale registrar que o curso dado aos profissionais estagiários que se divide em teoria e prática também foi prejudicado por ser o profissional que esta saindo o responsável pelas aulas pratica o que devem agora a turma ser transferida para outro serviço para então finalizarem as aulas práticas do curso.

 

È importante que a secretaria de saúde de Fortaleza Dra. Joana, com quem dialogamos há poucos dias saiba que diferente da gestão de uma secretaria de saúde e até mesmo do Prefeito que um mandato é de quatro anos, o Tratamento para HIV é pra vida toda, e que a mudança continua de profissionais nos serviços o que tem sido uma rotina nos SAE de Fortaleza, isto quebra os vínculos Profissional/Pacientes e o prejuízo não é para gestão, mas para as pessoas que vivem com HIV atendidas nos serviços da Prefeitura.

 

A RNP espera que a Secretária de saúde reveja sua decisão trazendo de volta ao SAE Nossa senhora da conceição os Dois profissionais que a partir de hoje já não fazem mais parte da equipe do serviço Especializado

RNP+Ceará – Rede Nacional de Pessoas vivendo com HIV/Aids Núcleo ceará.

 

 

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios