SAUDE

Perder peso combate a diabetes. Saiba em que medida

A PronoKal informa a sociedade para a necessidade de mudar a abordagem dos médicos junto dos pacientes com excesso de peso

18/11/2019 às 15:07:50

Os estudos mostram que perder peso com uma dieta cetogénica significa que mais de 90% do peso que o paciente perde é especificamente massa gorda e, que graças a isso, também melhora ou até normaliza o índice de resistência à insulina, indicador da diabetes tipo 2. De acordo com dados recentes, Portugal é o país da União Europeia que tem mais pessoas com diabetes. Mais de um milhão de portugueses têm diabetes, um número que sobe para um milhão e 300 mil pessoas, quase 14% da população, quando se soma o número de pessoas por diagnosticar.

Muitas investigações demonstraram que, a gordura corporal, especialmente a localizada no abdômen, funciona como órgão endócrino, responsável pela ocorrência de doenças cardiometabólicas (como a diabetes tipo 2), controlo do apetite ou até o aparecimento de alguns tipos de cancro. Portanto, a escolha de um tratamento que lide especificamente com a obesidade dessa perspectiva pode ser muito eficaz.

Neste contexto foi publicado um estudo que comparou a eficácia de três métodos de perda de peso (dieta cetogénica com baixo teor de gordura, dieta hipocalórica convencional e cirurgia bariátrica), e que apoia a necessidade dessa mudança no tratamento da obesidade e o benefício que isso pode trazer especificamente para pacientes com resistência à insulina. O estudo demonstra que a dieta cetogénica com baixo teor de gordura é o tratamento que apresenta melhores resultados em relação às outras duas metodologias de perda de peso. Especificamente, ficou provado que um dos grandes fatores de diferenciação oferecido pelo tratamento com uma dieta cetogénica com baixo teor de gordura é a melhoria nos valores analíticos do índice HOMA, um índice médico para prever o risco de progressão do paciente para diabetes tipo 2.

De acordo com este estudo, a dieta cetogénica oferece uma redução significativa de peso à custa da perda de gordura, mas é também o tratamento que melhor e mais rapidamente diminui a resistência à insulina, para atingir valores padronizados.

Segundo a Dra. Mara Marques, médica de família, especialista em diabetes e prescritora dos métodos PronoKal, “a diabetes é uma doença silenciosa que continua a aumentar – praticamente duplicou a sua prevalência nos últimos anos – em grande parte devido ao aumento constante que os números de obesidade e excesso de peso também sofreram. Em Portugal 1,4 milhões de adultos estão em situação de obesidade e 250 mil têm obesidade mórbida. Neste sentido acreditamos que é essencial começar a apostar em tratamentos que nos permitam combater efetivamente a gordura e as doenças associadas”.

Notícias ao Minuto

 

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios