NOTÍCIAS

Estão abertas as inscrições para o III Concurso de Jornalismo Investigativo sobre HIV e Aids na América Latina e no Caribe

10/02/2019 às 20:06:53

A Aids Healthcare Foundation (AHF), por meio do seu escritório para América Latina e Caribe, e o Escritório Regional de Educação da Unesco para América Latina e Caribe em Santiago no Chile, convocam para apresentação de trabalhos para a terceira edição do Concurso de Jornalismo Investigativo sobre HIV e Aids na América Latina e no Caribe. As inscrições estão abertas até o dia 15 de março de 2019.

O prêmio tem por objetivo reconhecer o trabalho informativo dos profissionais do jornalismo em temas relacionados com prevenção, prestação de serviços, acesso, discriminação, barreiras culturais, ou outras questões sociais que envolvam o país e o HIV.

Datas de publicação e entrega

Os trabalhos jornalísticos deverão ter sido publicados ente 1 de janeiro de 2018 e 28 de fevereiro 2019. A inscrição dos estará aberta até 15 de março de 2019, até as 23:59 horas de Los Angeles – Califórnia, sede global da AHF.

Os trabalhos devem ser enviados para os correios eletrônicos da AHF de cada país. No Brasil, o e-mail é ahfbrasil@aidshealth.org. Os vencedores serão anunciados pelo comunicado de imprensa no dia 3 de maio de 2019, simultaneamente em todos os países. Os participantes devem enviar seu trabalho de acordo com parâmetros de peças escritas ou audiovisuais.

Requisitos

• Os trabalhos dos candidatos devem ter sido divulgados entre o dia 1 de janeiro de 2018 até dia 28 de fevereiro de 2019 em mídia tradicional ou independente.

• Os trabalhos devem ter sido publicados na mídia nacional.

• Cada participante só poderá participar com até 2 trabalhos (incluindo aqueles em que eles participam em equipe, com o entendimento de que apenas um prêmio será concedido por equipe, para o autor ou autora principal).

• Os trabalhos publicados em mais de um formato concorrerão em apenas uma categoria.

• Trabalhos jornalísticos de pesquisa ou publicações em capítulos de contos serão aceitos.

Critério de avaliação dos trabalhos

Os critérios apresentados abaixo serão propostos aos júris, para oferecer bases comuns e facilitar os processos de avaliação.

Veracidade: que o trabalho fornece informações comprováveis.

Oportunidade: a sua publicação escrita ou vídeo gerou um impacto informativo.

Transcendência social: que essa informação estimule a transformação social, cultural e/ou médica na abordagem do HIV/aids.

Linguagem não discriminatória: que esteja em conformidade com as técnicas de apresentação aplicáveis a cada meio.

Estrutura e qualidade narrativa: que o uso da linguagem para cada meio seja eficaz e de qualidade.

Pesquisa: mostre um conhecimento global de HIV/aids. Isso inclui dados de várias fontes.

Ética jornalística: que demonstre respeito pela integridade daqueles que lideram eventos e por fontes confiáveis (respeito à privacidade, linguagem inclusiva e confirmação de dados); ligado à veracidade dos fatos; que sirva aos interesses das audiências; que seja independente

O Prêmio

O lançamento da chamada, a seleção dos jurados e a tomada de decisões serão feitas em nível nacional. Em cada país participante, o júri é composto por três a cinco pessoas, incluindo jornalistas e especialistas em HIV de várias áreas.

Haverá um vencedor por categoria em cada país. Os vencedores receberão um diploma e troféu em reconhecimento e participarão, juntamente com jornalistas premiados de outros países, da 10th International Aids Society (IAS) Conference on HIV Science, e atividades preparatórias a serem realizadas na Cidade do México de 23 a 27 de julho de 2019. A AHF pagará passagens aéreas, hospedagem, refeições e despesas relacionadas a viagem.

Para os jornalistas ganhadores do México, a premiação será uma viagem para Lima, Peru para participar em atividades da AHF Peru, de acordo com o calendário de 2019 da organização. Todas e todos os participantes receberão um certificado de participação.

Para maiores informações CLIQUE AQUI

Agência Aids

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios