ARTIGOS

Alimentação x saúde: aumentar a duração da vida, purificar a mente e fortificar o organismo.

09/07/2019 às 11:38:10

O maior fisiologista de todos os tempos, o japonês Muzuno Nomboku diz: “A alimentação é o caráter básico do homem. Nem mesmo o melhor remédio do mundo manterá a pessoa viva se esta não se alimentar. Portanto, o melhor remédio é o alimento”.

A fisionomia e a personalidade de uma pessoa embora pareçam definitivos, podem, na realidade, serem transformadas. Uma pessoa frágil e insegura pode se tornar forte e confiante através do cuidado com a alimentação. Da mesma forma, uma pessoa saudável pode ficar muito doente se não se alimentar adequadamente. A alimentação é fundamental para se viver com saúde.

O alimento, com suas vitaminas, sais minerais, proteínas e hidratos de carbono, é que sustenta e dá energia ao corpo. Depois de digerido é transformado em sangue enquanto que o bagaço é jogado fora. As substâncias nutritivas são distribuídas para todo o corpo através desse sangue e estas substâncias irão formar células e regenerar tecidos e órgãos. Assim, a qualidade do sangue está diretamente ligada à qualidade do alimento.

A alimentação inadequada é uma das responsáveis pelo sangue viscoso     e de baixa qualidade, consequentemente, gerador de doenças como: diabetes, doenças cardiovasculares, pressão arterial entre outras.

O higienismo propõe uma mudança alimentar, para uma mudança em seu estilo de vida, respeitando os horários de funcionamento do corpo, conseguindo mais energia ao longo do seu dia. São cinco os princípios básicos: comer 70% de alimentos crus, evitar ou mesmo eliminar alimentos que produzam toxinas; respeitar as etapas do processo digestivo, que tem a ver com os horários de funcionamento do organismo; combinar os alimentos corretamente, e outro ponto importante é não se alimentar em excesso.

Respeitando os horários de funcionamento do corpo, que o higienismo acredita que é das 04:00 da manhã as 12:00 o período de eliminação, neste período o organismo elimina através das fezes, urina e suor, todos os resíduos não aproveitado pelo corpo no ciclo anterior e outras sobras das funções metabólicas, lembrando que apenas frutas são permitidas, por serem de fácil digestão. No período das 12:00 horas as 20:00 período de ingestão, onde devemos nos alimentar lembrando que devemos comer uma boa salada com cores variadas, uma proteína animal ou vegetal, devemos seguir a combinação de alimentos onde não misturamos os alimentos entre se.

Combinação de alimentos: frutas ácidas combinam com frutas subácidas e não combinam com frutas doces. Frutas subácidas fazem boa cominação com frutas doces. Melão e melancia não combinam com nenhum outro alimento e devem ser consumidos separadamente. Abacate combina com frutas acidas e vegetais. Proteína e vegetais com baixo ou nenhum amido são boa combinação, mas proteínas e gorduras são má combinação. Carboidratos e amidos são uma excelente combinação com vegetais com baixo ou nenhum amido e gorduras.

E na última etapa que é das 20:00 as 04:00 da manhã não devemos comer nada, este é um período muito importante que é de assimilação e distribuição dos nutrientes ingeridos. Desta forma finalizamos os ciclos do organismo.

Outros pontos importantes devem ser considerados pois são indispensáveis para manutenção da saúde. Por exemplo os pensamentos, encher-se de esperança, cultivar a fé, valorizar a vida, fazer escolhas conscientemente, exercitar a liberdade, sempre gera disposição para seguir o dia a dia de forma serena, alegre e amorosa, portanto, saudável. Por outro lado, a raiva, os medos, o negativismo, a tristeza, a depressão são sentimentos que proporcionam um ambiente ideal para instalação de doenças. O exercício de amor, envolvendo compreensão, liberdade, irá nos tornar cada vez mais capazes de escolher o melhor para a felicidade e a realização. Esta mudança no estilo de vida ira garantir um tempo mais tranquilo e reparador das energias físicas e emocionais.

Faça já uma retrospectiva de sua vida e veja o quanto isso fara diferença.

*Alice Brandão é estudiosa em Medicina Natural, professora de yôga, cursa Nutrição na Universidade de Guarulhos.

Contato: alvesbrandao.alice@gmail.com

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios