NOTÍCIAS

1º de Dezembro Eu não Posso comemorar…

Dia Mundial de Luta contra AIDS

01/12/2019 08:57:57

Hoje 1º de Dezembro, Dia Mundial de Luta Contra AIDS Eu não tenho o que comemorar.

Não posso comemorar o que foi anunciado nas últimas horas, que o meu estado do Ceará tenha tido um aumento de 46% de novos casos em relação ao ano anterior, isto só comprova tudo o que falei e denunciei o ano inteiro que a invisibilidade da AIDS não é só de interesse do Governo federal, os governos do Ceará tem o mesmo pensamento e compartilham da mesma falta de vontade politica, de ações, de responsabilidade com o que já chamamos um dia de programa de Aids e principalmente com quem vive com a sorologia Positiva.

 

Não posso comemorar que o Governador do Estado tenha deixado uma centena de pessoas sem  atendimento por uma seção de um único profissional de um município para outro. Quando cada município deveria cuidar de seus usuários que diante de todas as dificuldades sociais e financeiras pagam seus impostos, Se o Maior Ambulatório de HIV do estado tem uma Cara parecida com  a Epidemia de Aids dos anos 80, Se o secretario de saúde do estado recebe os que de fato trabalham na Luta contra a Aids e engaveta tudo o que lhe foi entregue, se técnicos dentro da própria secretaria dizem que não sabem qual é sua função dentro da secretaria de saúde mesmo após 10 meses da gestão do secretário.

 

Não posso comemorar que o ministério público seguindo o pensamento do gestor arquive uma denuncia de que dezenas de PVHA tiveram seu tratamento interrompido, e este órgão que deveria defender direitos se pelo menos tivesse lido o que diz a constituição, a lei 8080, e 12.984 nos artigos que fala que saúde ‘é um direito do cidadão e dever do estado, que retardar atendimento a pessoas com HIV são crime. Isto tudo não foi visto e claro. Se o causador foi o chefe maior, quem vai de contra?

Não posso comemorar que o Dia em que todo o mundo está mobilizado para dá visibilidade á AIDS que ainda mata muitos cidadãos e cidadãs, os Meios de comunicações do Ceará estão silenciosos, as Emissoras de TV tem se mostrado atuante para mostrar mortos nos programas policiais, mais se negam a falar da queles que estão precisando de politicas públicas para garantir a Vida.

 

O que ainda espero é que ao contrario do Governo do estado o Prefeito de Fortaleza com quem tive a oportunidade de dialogar nos últimos dias faça o que demandado e venha no final da tarde fazer a abertura do dia Mundial de luta contra AIDS e junto a seu discurso  anuncie o que mais de 14 mil pessoas do município de Fortaleza espera o que foi uma promessa dele desde seu primeiro mandato. O PASSE LIVRE PARA PESSOAS COM HIV DE FORTALEZA.

 

O Dia mundial precisa ser o ano todo, a AIDS Infecta, diagnóstica e ainda mata todos os dias.

                     Vando Oliveira.

Ativista do Movimento de Luta contra a AIDS.

 

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios